A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece novas regras para micro e pequenas empresas com débitos tributários permanecerem no Simples Nacional. Segundo o PL, as empresas notificadas pelo fisco podem permanecer no regime até 31 de dezembro. No entanto, para continuarem no Simples Nacional no ano seguinte, os débitos devem ser quitados até o último dia útil de janeiro.
Além disso, empresas com irregularidades cadastrais têm 30 dias para regularizar a situação após a notificação de exclusão para continuarem no regime especial de tributação. O Projeto de Lei 37/23, proposto pelo deputado José Medeiros (PL-MT), altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e foi aprovado com parecer favorável da relatora Laura Carneiro (PSD-RJ), que destacou a importância da medida para evitar a interrupção das atividades das empresas.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) analisará o projeto a seguir. Caso aprovado, será encaminhado ao Plenário da Câmara dos Deputados para votação final.
Precisa de ajuda para entender melhor as regras do Simples Nacional? Nossa equipe está pronta para auxiliar. Clique aqui e fale conosco!
Além disso, confira outros artigos em nosso blog para manter sua empresa em dia com as obrigações tributárias.